Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Bela Vista

 

 

 

 

 

 

Início         Copas do Mundo   Alfabetos     Bibliotecas     Museus     Teatros    Biomas    Mapas    Contato     Radio    Orações

 

  Região Centro-Oeste    Mato Grosso do Sul    Telefones Uteis   Eventos                Bela Vista  -  Três Lagoas  -  Bonito - Águas - Grutas

 

 

2

3

 

 

 

 

 

 

Vista aérea da cidade de Bela Vista no estado do Mato Grosso do Sul na região Centro Oeste do Brasil.

 

Bela Vista, fica distante de Campo Grande 325 km e população de 22.868 hab., teve seu desenvolvimento a partir de 1531, pelas incursões dos sertanistas portugueses Pero Lopes e Francisco Chaves. No decorrer do tempo, a área foi palco de sangrentos confrontos entre portugueses e castelhanos e, posteriormente, entre brasileiros e paraguaios.

O tratado de Santo Ildefonso, assinado em 01 de outubro de 1777, reconheceu os direitos do Brasil sobre essa região, restabelecendo como linha de limite o Rio Corrente, atual Rio Apa. Mesmo assim, em 1801, o Capitão Juan Caballero, do exército espanhol, cruza o Rio Apa, funda o Forte São José e ali se instala. No ano seguinte, forças brasileiras, do Presídio de Miranda, sob o comando do Tenente Francisco Rodrigues do Prado, atacaram e arrasaram o Forte, aprisionando a guarnição; morrendo durante a peleja o Capitão Caballero.

A partir de 1845, a região passou a ser percorrida por Joaquim Francisco Lopes e João Henrique Eliot, a mando de João da Silva Machado, Barão de Antonina, com a finalidade de estabelecer vias de comunicação, ligando essas paragens ao Estado de São Paulo. Foram, os Lopes, e os Barbosas, as primeiras famílias a se radicar em terras de Bela Vista. Em 1864, com a Guerra do Paraguai e a região se torna palco de sangrentas batalhas. No dia 21 de abril de 1867, o Coronel Camisão atravessa a Rio Apa e ocupa, no Paraguai, o Fortim de Bela Vista e marcha até Laguna.

O Governo do Estado cria, pela Resolução nº 255, de 10 de abril de 1900, o Distrito de Paz de Bela Vista, com os mesmos limites do já então existente, Distrito Policial, instalado em 1889. Criado o município em 1908, todavia, a sede municipal só foi elevada à categoria de cidade, por força da Lei nº 772, de 16 de julho de 1918. No dia 20 de julho, comemora-se a elevação da Vila Bela Vista à categoria de cidade.

 

Mapa de localização dos municípios de Campo Grande e Bela Vista.

 

Batalhão do 10° Regimento de Cavalaria Mecanizada na cidade de Bela Vista no estado do Mato Grosso do Sul.

 

 

 

Paço Municipal e Igreja Matriz da cidade de Bela Vista no estado do Mato Grosso do Sul, Brasil.

 

 

    

                 Rio Apa na Cidade de Bela Vista                                                  Igreja N. S. Maria Auxiliadora

 

 

    

Igreja São Geraldo                           Santo Afonso Ig. Matriz               Cine São José em Bela Vista

 

 

 

                                 Paço Municipal da cidade de Bela Vista.                                             Agencia dos Correios.

 

 

Rio Apa na cidade de Bela Vista no estado do Mato Grosso do Sul região Centro Oeste do Brasil.

 

 

 

 

 

 

APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Copyright © 2001. Todos os direitos reservados.
Revisado em: 22/04/14.