Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Catalão-Goiás

 

 

 

 

 

 

 

Início         Copas do Mundo   Alfabetos     Bibliotecas     Museus     Teatros    Biomas    Mapas    Contato     Radio    Orações

 

 

  Região Centro-Oeste       Goiás       Telefones Uteis      Eventos                            Goiânia       Anápolis        Catalão          Itumbiara          Luziânia

 

2

3

 

 

 

 

 

 

 

Foto da Cidade de Catalão no estado de Goiás na região Centro Oeste do Brasil.

 

Catalão fica distante de Goiânia 250 km, tem sua economia baseada no segmento mínero-metal-mecânico, tendo como principais empresas a John Deere, Mitsubishi e Copebrás. Sua população é de 75.623 hab. Além disso, se destaca na indústria do vestuário, com mais de 150 pequenas indústrias. Sua agropecuária também é desenvolvida.

Catalão começou a ser ocupado a partir da terceira década do século XVIII (1722 ou 1723), quando da passagem da comitiva de Bartolomeu Bueno da Silva, mandou fazer plantio de roças para seu abastecimento. O povoamento iniciou-se por volta de 1728, com a construção de um rancho para apoio das tropas que adentravam pelos gerais. Nas imediações de Catalão, permaneceu um dos capelães da comitiva, Frei Antônio, originário da Catalunha (Espanha), apelidado de o Catalão,  juntamente com três companheiros, resolveu criar um ponto de pouso nas proximidades do Córrego do Almoço.

Em 1828, o povoado de Catalão contava com cinco casas de telhas e vinte ranchos de capim. Já em 1833, o arraial é elevado à categoria de vila, desmembrando-se da comarca de Santa Cruz. Em 1850, abrangendo Ipameri e Corumbaíba, tornou-se comarca com a denominação de Comarca do Rio Paranaíba e, em 19 de julho de 1859, a Vila de Catalão foi elevada à categoria de cidade. Em 20 de agosto de 1859, Catalão tornou-se cidade legalmente constituída, mas permanecendo isolada dos centros de decisão, devido a inexistência de uma rede de transportes e de comunicação. Em 1938, a Comarca do Rio Paranaíba passou a denominar-se Comarca de Catalão.

 

 Mapa de localização dos municípios de Goiânia e Catalão.

 

 

 

Turismo na cidade de Catalão no estado de Goiás.

 

 

 

Avenida na região central da cidade de Catalão.

 

 

 

Museu Cornélio Ramos                                                                          Área de Lazer

 

 

 

Parque com lago artificial na cidade de Catalão.

 

 

 

Plantação de soja no município de Catalão no estado de Goiás Brasil.

 

 

 

Complexo mínero-químico da Fosfértil no município de Catalão.

 

 

 

Complexo industrial da Copebrás e Fosfago na cidade de Catalão.

 

 

 

Complexo industrial da Copebrás na cidade de Catalão estado de Goiás Brasil.

 

 

 

Montadora John Deere em Catalão                                      Montadora Mitsubishi Motors em Catalão

 

 

 

 

 

APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Copyright © 2001. Todos os direitos reservados.
Revisado em: 17/04/14.