Mochileiro

descobrindo

o Brasil

Tocantins História

 

 

 

 

 

 

 

Início          Bibliotecas          Museus          Teatros          Biomas          Mapas          Radio          Blog

 

 

     Região Norte              Tocantins           Telefones Úteis                  História     -     Parques     -      Rios 

 

 

Propaganda 1

2

3

 

 

 

 

 

O extremo norte de Goiás foi desbravado por missionários católicos chefiados por Frei Cristovão de Lisboa, que em 1625 percorreram a área do rio Tocantins. Os bandeirantes, chefiados por Bartolomeu Bueno, percorreram a região que hoje corresponde aos Estados de Goiás e Tocantins, ao longo do século XVIII.

Em setembro de 1821, houve um movimento que proclamou na cidade de Cavalcante e posteriormente na cidade de Natividade, um governo autônomo na região norte do Estado. Cinqüenta e dois anos depois foi proposta a criação da Província de Boa Vista do Tocantins, projeto não foi aceito pela maioria dos parlamentares do Império. No ano de 1956, o juiz de Direito da Comarca de Porto Nacional elaborou e divulgou um "MANIFESTO À NAÇÃO", assinado por numerosos moradores da região, com a idéia da criação de um novo Estado.

O estado do Tocantins foi criado em 05 de outubro de 1988, com a promulgação da nova Constituição. Em julho de 1989, a Assembléia Legislativa do estado do Tocantins aprovou projeto de lei do Executivo que criava a cidade de Palmas, a ser construída no centro geográfico do Estado, para ser a capital definitiva do estado do Tocantins.

O nome Palmas foi escolhido por Siqueira Campos como homenagem à Comarca de Palmas, onde nasceu, em 1821, o movimento emancipacionista do estado do Tocantins.

A população do estado do Tocantins é de 1.292.651, segundo estimativa do IBGE; é formado por 139 municípios e sua economia é baseada na agricultura, tendo a cultura do arroz como principal atividade, além da agropecuária e indústrias.

 

 

 

 

Link - Dados do IBGE

 

 

 

 

APRF.Turismo Contato - Mapa Site
Copyright © 2001. Todos os direitos reservados.
Revisado em: 15/12/14.

 

 

 

Propaganda L3